As vendas da Black Friday terão aumento de 18% neste ano, se comparado com o mesmo período de 2020, segundo previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas Manaus (CDL). Uma das justificativas é o retorno das lojas e vendas de forma física. Além disso, a média máxima prevista de descontos é de até 50%, em virtude de problemas de falta de produtos e preços alterados pela inflação.
O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, acredita que esse é um ótimo momento para lojistas e consumidores. “Manaus vem se preparado bastante para a Black Friday e dentro disso acredito que muitas promoções boas vão acontecer. Acho que é o momento de tentar comprar produtos mais baratos e até adiantar compras para o Natal”
Com as compras em lojas físicas, ainda é necessário manter os cuidados contra a covid-19.”Temos feito o possível para trabalhar junto com a FVS para mantermos compromisso com a higienização para evitarmos qualquer problema para o Natal”, afirmou Ralph.
Promoções
A industriaria Thallya Alice, 21, esperou o mês de novembro para comprar o que poupou ao longo deste ano. “Pretendo aproveitar essa black pra encher o guarda roupa. Também comprei uma máquina de lavar e um armário que estavam com uma super promoção. O ano inteiro comprei apenas o necessário por conta do alto custo de tudo, logo deu para comprar bastante agora em novembro. Fiquei surpresa com os preços.”
Já a técnica de enfermagem Diana Mara, 43, não pretendia comprar na black friday, mas se deparou com muitas promoções. “Não tinha pretensão de comprar nada nessa black friday, mas percebi que valia a pena comprar alguns eletrônicos como presente para o natal desse ano. Consegui poupar R$93 reais do valor total sem as promoções”
Procon alerta
Com muitas promoções diante do funcionamento das lojas físicas, a chefe de fiscalização do Procon-AM, Raquel Lima, afirma que as promoções são validas mas orienta os consumidores sobre o momento das compras. “Certificamos que os lojistas tem feito promoções interessantes, mas pedimos para que os consumidores tenham atenção com algumas promoções, como quando a empresa não informa qual era o preço anterior do produto, as propostas e formas de pagamentos e sempre que possível confirmar o valor do desconto”
O Procon disponibiliza o contato 0800 092 1512 para denuncias de possíveis irregularidades que podem ser encontradas e cometidas ao longo das datas que prometem descontos.