Em questão de minutos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) alterou, nesta quarta-feira (12), a Constituição Estadual e o regimento interno para permitir a antecipação na eleição para a mesa diretora do segundo biênio desta legislatura, que só iria ocorrer em 2024.
A manobra permitiu a reeleição, em uma sessão relâmpago, do deputado Roberto Cidade (União Brasil) para o terceiro mandato consecutivo à frente da Casa Legislativa. Com a nova eleição, o atual presidente segue no comando da Assembleia até fevereiro de 2027.
Para permitir a antecipação da eleição, os deputados alteraram o artigo 29 da Constituição do Amazonas, que definia que a votação para o segundo biênio deveria ocorrer nos 30 dias que antecederem a última reunião ordinária do primeiro biênio.
Já a mudança no regimento interno permite que a votação seja convocada com apenas uma hora de antecedência, podendo este prazo ser reduzido pela metade mediante requerimento de dois terços dos deputados.
Oficialmente, a Assembleia justificou a manobra dizendo que as mudanças conferem maior flexibilidade e maximizam a autonomia do Poder Legislativo, além de conferir celeridade e maior organicidade no processamento da eleição da mesa diretora.
Confira a chapa eleita:
- Presidente: Roberto Cidade (União Brasil)
- 1º Vice-presidente: Adjuto Afonso (União Brasil)
- 2º Vice-presidente: Abdalla Fraxe (Avante)
- 3ª Vice-presidente: Joana Darc (União Brasil)
- Secretária-geral: Alessandra Campêlo (Podemos)
- 1º Secretário: Delegado Péricles (PL)
- 2º Secretário: Cabo Maciel (PL)
- 3º Secretário: João Luiz (Republicanos)
- Corregedor-geral: Sinésio Campos (PT)
- Ouvidor-geral: Felipe Souza (Patriotas)