Com o avanço da vacinação e a flexibilização da circulação de pessoas em espaços públicos, o Amazonas encerrou o mês de outubro com números esperançosos a cerca da pandemia da Covid-19.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), o mês de outubro registrou 13 dias sem óbitos pela Covid-19 e fechou o mês com um total de 13.770 mortes pela doença desde o início da pandemia.
Dados que, de acordo com a FVS, refletem melhoras no cenário pandemico, se comparado aos meses anteriores, como consta os boletins diários da instituição de saúde.
Mesmo diante da melhora no estado, além da vacinação contra a Covid-19, as medidas de segurança continuam necessárias para o enfrentamento a pandemia, como uso de máscara, álcool e distanciamento social.
Comportamento que segue sendo negligenciado pela população amazonense, como o que percebe-se em espaços públicos, feriados prolongados e datas comemorativas, e sinaliza possíveis consequências já vividas anteriormente no Amazonas, como a primeira e segunda onda do vírus.
Volta do isolamento
De acordo com o Governado do Estado do Amazonas, restringir novamente a circulação de pessoas, como os decretos governamentais, não é uma possibilidade agora.
“As decisões acerca das medidas de combate ao coronavírus são tomadas pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19.
As medidas são técnicas e consideram diversos indicadores.
O Comitê pode retroceder a partir das avaliações dos indicadores que, até o momento, estão dentro da estabilidade.”, afirmou em nota ao Manaus 360°.
Vacinação
A vacinação contra a Covid-19 segue suspensa entre 31 de outubro e 2 de novembro devido ao feriado do dia dos finados e ponto facultativo decretado pelo governo do Amazonas, retornando na quarta-feira (3) para todo o estado.