Os partidos Avante, do prefeito David Almeida, e o União Brasil, do governador Wilson Lima, preparam para esta semana dois mega eventos de filiação na intenção de ‘ganhar musculatura’ para as eleições de outubro deste ano.
No Avante, o destaque é o evento desta quarta-feira (24), no Olímpico Clube, em Manaus, que contará com a filiação do secretário de limpeza urbana da capital, Sabá Reis, e outros políticos. O secretário deixa o PL, de Alfredo Nascimento, após mais de 20 anos no partido que hoje abriga o presidente Jair Bolsonaro.
Sabá Reis é um dos nomes preferidos do prefeito para representar o Avante na composição de uma chapa majoritária com o governador Wilson Lima. Ao lado de outros secretários municipais, Reis deve deixar o cargo até o fim deste mês para disputar as eleições.
Já o União Brasil recebe a filiação de 40 dos 61 prefeitos do interior do estado em uma cerimônia neste sábado (26) na quadra da escola de samba Mocidade Independente de Aparecida. Inicialmente, o evento aconteceria na quadra da Reino Unido da Liberdade, mas a agremiação recuou e não cedeu o espaço.
A chegada dos prefeitos mostra o peso das articulações do governador Wilson Lima para a corrida eleitoral e o reforço dos palanques no interior do estado. Além dos prefeitos, é esperado que deputados estaduais da base do governador sigam o movimento e se filiem ao União Brasil.
Relação ‘esfriou’
A relação entre David e Wilson vinha forte, com a realização de uma série de anúncios e eventos em conjunto, mas aparentemente ‘esfriou’ nas últimas semanas, com as movimentações em torno do decreto de Bolsonaro que reduz o IPI e ameaça a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Após a publicação do decreto, David promoveu um encontro com diversos nomes políticos, incluindo opositores de Bolsonaro, e publicou uma carta pública ao presidente. Já o governador optou por uma reação mais discreta, sem ataques ao governo federal.
O prefeito não participou da reunião entre Wilson Lima e o presidente Jair Bolsonaro. No encontro, o presidente prometeu reeditar o decreto para proteger a ZFM, mas o novo decreto ainda não foi publicado. Também participaram da reunião o pré-candidato ao Senado Alfredo Menezes e o ex-ministro Alfredo Nascimento.
Até então aliados, os chefes do executivo podem estar em lados opostos nas urnas. Isso porque o prefeito, que almeja indicar o candidato a vice da chapa que apoiar, admitiu, esta semana, que vai reabrir o diálogo com o senador Eduardo Braga (MDB) e o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), principais adversários de Lima.