Militantes e quadros históricos do Partido dos Trabalhadores (PT) emitiram uma nota repudiando o vereador Sassá da Construção Civil (PT) após ele endossar críticas feitas pelos membros da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por suas declarações comparando os ataques israelenses na Faixa de Gaza ao Holocausto, tentativa de genocídio contra judeus praticado pela Alemanha Nazista.
Na sessão dessa terça-feira (20), Sassá disse que não passaria a mão na cabeça de ninguém e achava que “o presidente tem de pedir desculpas a essa nação, sim. Não foi o Brasil quem falou, foi a fala de uma pessoa”. Em seguida, membros do partido repudiaram o discurso do vereador. Dentre os signatários da nota está o ex-deputado Zé Ricardo.
O grupo afirmou que Sassá “passou pano para as atrocidades cometidas [na Faixa de Gaza] e fez coro com as vozes dos que apoiam o genocídio de crianças (10 mil mortos até o momento), de idosos, de mulheres grávidas, praticado pelo governo de extrema-direita de Israel”.
“Sassá confunde política com religião. Lula não chamou os judeus de genocidas, mas o governo de Benjamin Netanyahu. Setores do próprio povo judeu condenam as ações de Netanyahu e concordam que suas ações se assemelham ao que foi praticado pelo regime nazista contra o povo judeu. Com essa posição, Sassá mais uma vez se coloca como subalterno dos interesses dominantes e não representa o PT, uma vez que o Partido tem uma linha de apoio ao povo palestino em sua luta pela criação de seu próprio país. As falas de Sassá vão servir somente para os neofascistas atacarem Lula”, escrevem.
A nota foi assinada por:
- Núcleo do PT de Petrópolis
- Zé Ricardo – economista e advogado
- Eric Sousa – Direção Nacional da Resistência Socialista
- Professor Delfino – Núcleo IDC
- Inaldo Seixas – Economistas pela Democracia
- Núcleo Construindo o Poder Popular (CPP)
- Núcleo Juntos Somos Mais Fortes (Itacoatiara)
- Núcleo 13 de Março
- Núcleo Ajuricaba
- Alvatir Carolino da Silva – cientista social, doutor em antropologia
- Josélio Oliveira – Sindipetro
- Sebastião Magalhães – Coletivo Val Paraíso
- Renilldo Viana – Coordenador Geral Sinasefe/Manaus
- Lorenzo Gondin – Funcionário dos Correios
- Márcio Nery – Núcleo Che Guevara