Em documento protocolizado no diretório de Manaus, militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) defenderam que a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e a esquerda como um todo tenham uma candidatura própria nas eleições de 2024.
O manifesto destaca a proliferação da extrema-direta na capital amazonense, demonstrado pelo alto número de votos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do coronel Alfredo Menezes (PL), candidato derrotado ao Senado Federal.
“É um cenário desafiador que deve ser enfrentado. A esquerda não reverterá esse quadro se enterrar a cabeça na areia da apatia e do adesismo pragmático. Como diz o presidente Lula, é preciso teimar na política. Só com uma candidatura própria da nossa federação, Brasil da Esperança, à Prefeitura de Manaus, é que poderemos fazer a disputa ideológica com a extrema direita, além de defendermos o nosso legado e o nosso governo em Manaus”, diz.
O grupo destaca o nome do ex-deputado federal Zé Ricardo (PT) como o melhor “para encabeçar a chapa majoritária da federação”.
“Em 2016, em sua primeira disputa, Zé Ricardo teve 113.939 (10,99%) dos votos para prefeito, ficando na quarta posição. Já em 2020 teve 139.846 (14,28%), subindo para a terceira posição na disputa pela prefeitura. Cabe ressaltar que ele já aparece nas pesquisas com sete por cento (7%) das intenções de votos para prefeito, mesmo não tendo se manifestado como pré-candidato a prefeito de Manaus”, pontuam.
O manifesto foi assinado por cerca de 130 militantes do partido, incluindo o ex-senador João Pedro, a professora Marilene Corrêa e a vice-presidente do PT no Amazonas, Kivia Mirrana de Souza Pereira.
A decisão final de uma candidatura própria caberá à presidência do diretório, comandado pelo sindicalista Valdemir Santana, em conjunto com os demais partidos da federação: o PCdoB, comandado por Eron Bezerra, e o PV, comandado por Carlinhos Bessa.