Sua avó já dizia: “De graça, até injeção na testa”. Esse era um dito bem popular antigamente para dizer que todo mundo gosta de receber algo, ou pra usar um termo mais moderninho, todos gostam de ser “mimados”. Algumas pessoas podem ter até uma certa resistência a essa palavra, porque por muito tempo ela foi sinônimo de algo ruim. Mas a era dos digital influencers deu um novo significado a esse termo. Hoje, um mimo é um presente, uma gentileza. Cliente mimado é, na verdade, cliente feliz e fidelizado.
Vale ressaltar que não precisa gastar muito para conceder esses mimos, uma vez que o cliente leva em consideração muito mais o gesto do que o valor do presente. É bom lembrar também que, seja qual for a gentileza que você for fazer, ela jamais deve ser confundida com uma venda casada, que é proibida no Brasil.
Pensando nisso, montamos uma lista com quatro formas de mimar seus clientes e gerar fidelização. Confira:
É preciso ter um objetivo
O mimo precisa criar ou intensificar uma conexão com seu cliente e para isso, é preciso que o presente tenha uma razão de ser. Você pode bolar um mimo, por exemplo, para atrair a atenção do cliente para determinado produto ou evento, para divulgar alguma promoção específica ou mesmo para comemorar uma data especial.
Surpreenda
Não seja tímido em pesquisar o que os concorrentes andam fazendo e, dentro do possível, faça algo diferente. Às vezes, você já tem os materiais que precisa para bolar um mimo surpreendente, basta ter uma ideia que faça você se destacar. E tudo bem que não é fácil ter essa ideia, mas você pode buscar inspirações e adaptar ideias à sua realidade. Vale quase tudo.
Psicologia das cores
O cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, sofrendo influências nas emoções, desejos e sentimentos. Pesquise sobre a psicologia das cores na internet. Você vai descobrir, por exemplo, que não é à toa que a maioria das redes de fast food investem em cores quentes, como vermelho, amarelo, laranja. Estas são tonalidades que criam em que vê-las uma tendência a sentir fome ou ter o apetite aberto.
Pesquisando a respeito você deve descobrir que tipo de paleta corresponde ao seu tipo de negócio e soltar a imaginação para criar peças que ajudem o cliente a fazer essa associação de forma natural.
Marketing sensorial
Use os cinco sentidos – audição, visão, olfato, tato e paladar – como inspiração dentro de um plano de marketing. Crie uma experiência que permita que você consiga ter a sensação do cliente ao receber o seu mimo, assim, você vai definir o melhor presente a ser ofertado.
Dá pra transformar esse mimo também numa recompensa. Você pode oferecer esse presente para clientes que realizarem comprar num determinado valor, ou que comprarem pela primeira vez, ou que comprarem determinado produto, ou que aderirem ao programa de fidelidade e muito mais. O limite só a sua criatividade pode determinar.
Não abandone seus clientes
Assim como as crianças privilegiadas do passado, seus clientes vão se acostumar rápido a receber mimos, então, depois de fideliza-los, não os abandone. Saiba que nem todos vão responder da maneira como você planejou e tenha em mente que isso faz parte do jogo e não deve te desestimular.
Faça um planejamento para estar sempre preparado para datas especiais e trabalhe também a exclusividade. Por que não enviar um cartão de aniversário escrito à mão para clientes VIP, por exemplo?