Um grupo de motoristas de aplicativo protestou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quinta-feira (14) contra um projeto de emenda à Lei Orgânica de Manaus que impõe um limite à quantidade de mototáxis na capital amazonense. O projeto do vereador Bessa (Solidariedade) também diminui a renovação das frotas de ônibus na cidade.
A manifestação iniciou às 7h na Bola do Produtor, zona Leste de Manaus, e em um posto de gasolina na entrada do Manoa, zona Norte. Os grupos partiram até à CMM, na zona Oeste.
Segundo a mudança deve haver um mototáxi para cada 225 habitantes de Manaus. A categoria considera que a medida limita o serviço de motoristas que atendem pelos aplicativos Uber e 99. A lei obriga o recadastramento dos motociclistas junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Questionado pelo jornal A Crítica, Bessa alega que a emenda “não diz respeito ao transporte por aplicativo em motos. Ele reorganiza o transporte mototaxista regulamentado. Alguém de forma errônea deve ter falado a eles”.