O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) está investigando Osvaldo Cardoso Neto, ex-diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) por supostas irregularidades na contratação de serviços de locação de equipamentos de som. Além dele, está sob investigação o empresário Francisco Emerson Menezes de Almeida, sócio da empresa Arsenal Serviços e Produções de Eventos.
O órgão apura se Osvaldo Cardoso favoreceu a Arsenal Serviços durante sua gestão na Prefeitura de Manaus. O evento alvo de denúncia ao MP-AM é o Festival Folclórico dos Bairros, uma série de eventos culturais que ocorre em toda a capita e conta com apoio da gestão municipal.
O Ministério Público requisitou da Manauscult a cópia da programação dos eventos do festival que serão realizados com os equipamentos alugados da Arsenal Serviços em 2024. O inquérito foi assinado pela promotora de Justiça Wandete de Oliveira Netto e publicado no Diário Oficial do MP-AM.
Exonerado da Prefeitura de Manaus, Osvaldo Cardoso atualmente cuida do marketing da pré-campanha do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) a prefeito da capital.