Nesta terça-feira (24), a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas acontecerá nas dependências do Museu do Judiciário do Amazonas, no Centro Cultural Palácio da Justiça. A realização da sessão no imponente palácio integra as comemorações dos 130 anos de instalação do Poder Judiciário do Amazonas – completados no dia 4 do último mês de julho.
Autoridades, como o governador do Estado, Wilson Lima e o ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já confirmaram participação na sessão.
Na ocasião, além da formalização da instalação do Museu, ocorrerá o lançamento do “Selo Histórico TJAM”, que passará a ser afixado em processos judiciais ou administrativos, em tramitação ou arquivados, bem como em móveis, equipamentos e outros objetos, cujo assunto ou característica seja considerado de grande valor para a sociedade e para o Poder Judiciário do Amazonas.
Prédio histórico
O Palácio da Justiça é um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha e suas linhas estruturais seguem as tendências do estilo renascentista. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas em 1980.
A mobília é centenária e destaca-se o relógio do tipo carrilhão, da década de 1920, com estrutura de jacarandá baiano e maquinário suíço, além do lustre original feito de bronze e cristais.
Acervo
O Mujam terá exposições com processos históricos; objetos do Tribunal; material de vídeo de divulgação, como o “Projeto Memória”, que foi recentemente lançado, também como parte da programação dos 130 anos de instalação do Poder Judiciário do Amazonas.
“Estamos organizando alguns processos que precisam passar por restauro. O objetivo é agregar, dar mais vigor ao espaço, mais publicização de processos históricos, mais interatividade ao ambiente para que possamos efetivamente ter essa parte cultural e museológica da instituição”, explica o gerente-geral do Arquivo Central do TJAM , Pedro Souza Neto.
*Com informações da assessoria de comunicação do TJ-AM