O vereador Wallace Oliveira (Pros) usou um discurso anticientífico para desacreditar a eficácia das vacinas contra a Covid-19 durante a sessão desta terça-feira (7) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Ele chamou de aberração a decisão de algumas escolas particulares de Manaus em obrigar a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para realizar a matrícula de crianças. Hoje, o imunizante está disponível na rede pública para crianças a partir dos seis meses de idade.
“A vacina da Covid-19 é uma vacina que não traz nem imunidade. Ela traz uma prevenção para amenizar os efeitos da Covid, porque as pessoas vacinadas continuam tendo Covid. Então, se ela tivesse uma eficácia verdadeira, a pessoa não teria mais Covid”, disse o vereador.
Importante: A fala do vereador vai na contramão do consenso científico. A vacina da Covid-19 tem eficácia comprovada e atua tanto na imunização quanto na prevenção dos sintomas mais graves da Covid-19. A vacina infantil é considerada segura pelos especialistas.
Segundo o vereador, as instituições de ensino se baseiam em uma lei, aprovada em novembro de 2022 pela própria CMM, e que prevê a apresentação da carteirinha de vacinação no ato da matrícula em escolas da capital. No entanto, o parlamentar alega que a lei não trata da vacina contra a Covid-19.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. No Judiciário, há o entendimento que a vacinação é obrigatória e exigível para todas as crianças cuja idade for considerada adequada.