As promessas do vice-presidente e ministro da Indústria Geraldo Alckmin (PSB) em visita a Manaus no último dia 24 de março estão próximas de se concretizar. Ao menos, essa é a expectativa de lideranças políticas e do setor industrial amazonense.
É aguardada para ainda esta semana a nomeação do ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) como o novo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Apesar do ‘ martelo batido’, o nome de Saraiva ainda precisa ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Outra promessa de Alckmin, o decreto que reconhece a organização social responsável pela gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) também deve ser assinado até a próxima semana. O envio de propostas ocorreu em junho de 2022, mas a burocracia atrasou a conclusão do certame.
Segundo a Suframa, a nova identidade jurídica permitirá resolver uma disfunção no ambiente de negócios da região amazônica, interligando o trabalho das comunidades locais com a capacidade industrial já instalada na região e a proteção do patrimônio ambiental brasileiro.