A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (19), em segunda discussão, a criação de uma nova honraria: a medalha Leo Blair Halliwell (1891-1967), que será concedida a pessoas com destaque na área humanitária.
O projeto de resolução legislativa, de autoria do vereador Professor Samuel (PL), foi aprovado com o voto contrário de Rodrigo Guedes (Podemos). Com isso, a Casa Legislativa passa a contar com 35 honrarias, entre medalhas, diplomas e outras comendas.
Só em 2023, os vereadores de Manaus já concederam pelo menos 11 medalhas e seis diplomas de cidadão manauara, além de outros dois projetos que ainda estão em tramitação. Outros dois projetos pretendem criar as medalhas Zezinho Corrêa, para a área musical, e Nestor José Soeiro do Nascimento, para a defesa das causas negras.
A nova honraria homenageia o missionário americano que fundou o Hospital Adventista de Belém e liderou uma obra social de atendimento médico à população ribeirinha da calha do rio Amazonas, entre os estados do Amazonas e Pará.