O governador Wilson Lima (União Brasil) disse, nesta quinta-feira (2), que o desenvolvimento de novas matrizes econômicas no Amazonas deixou de ser um discurso vazio durante os primeiros quatro anos de mandato. A fala faz parte da leitura da mensagem anual do governador no início das atividades na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Estamos lutando também pela Zona Franca de Manaus [ZFM] ao mesmo tempo em que a nova economia do Amazonas já é uma realidade. […] Sem descuidar da defesa intransigente do nosso modelo econômico, estamos construindo um sólido caminho para desenvolver setores como o gás natural”, disse o governador.
Na fala, Wilson Lima destacou propostas e investimentos feitos pelo governo estadual que, segundo ele, vão alavancar a economia amazonense. Foram elas o fim do monopólio do gás natural, a exploração de potássio na região de Autazes, ampliação da malha aérea e infraestrutura em polos turísticos do estado.
O governador ressaltou, ainda, que o Amazonas tem perspectivas positivas para o setor da bioeconomia, com o pagamento por serviços ambientais e o mercado de créditos de carbono.
A mensagem governamental aos deputados da Aleam fez um retrospecto das ações nos últimos quatro anos e das prioridades para o mandato que se iniciou em janeiro. “Se não fomos os mais perfeitos, fomos os melhores que pudemos e soubemos ser”, exclamou. Wilson também se emocionou ao citar a família, os filhos e a esposa.
Cidadão amazonense
Ao fim da sessão protocolar, foi dado início à cerimônia que concedeu a Wilson Lima o título de cidadão amazonense. Natural de Santarém (PA), o governador fez carreira como comunicador em Manaus, onde também iniciou sua carreira política.
O título foi concedido a partir de uma propositura de autoria da deputada Alessandra Campêlo (PSC), aliada e ex-secretária de Assistência Social do governo Wilson, e aprovada no fim de 2022 pelos deputados da Aleam.