O advogado Jean Cleuter Simões, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), reforçou o papel do jornalismo profissional e das mídias digitais no combate à desinformação em reunião com donos dos portais de notícias que formam a campanha É Fato nesta terça-feira (22), em Manaus.
“Parabenizo a iniciativa do grupo em buscar agregar representantes da imprensa que prezam pelo jornalismo técnico. A OAB sempre se posicionou no combate às fake news e as mídias digitais têm um papel fundamental na busca pelo jornalismo de qualidade”, declarou Cleuter.
Durante o encontro, o grupo pediu apoio da Ordem para promover debates entre a imprensa e as entidades representativas de classe para a conscientização da sociedade sobre a responsabilidade na disseminação de notícias.
É Fato
Ao todo, a campanha “É Fato” é formada por 15 sites da mídia digital de Manaus, dentre eles o Manaus 360°, comprometidos no combate à desinformação.
Os veículos integrantes do grupo adotam medidas de transparência editorial. Entre elas, todos os portais são constituídos como empresas há pelo menos dois anos, possuem endereço fixo e jornalistas profissionais identificados em seu expediente como responsáveis pelo conteúdo.
Representando o grupo de portais, a reunião contou com a presença dos jornalistas Neuton Corrêa (BNC), Elcimar Freitas (Fato Amazônico), Hiel Levy (Portal do Hiel Levy), Cynthia Blink (M360°), Claudio Barboza (Único), Liliane Maia (RealTime1) e Paula Litaiff (Revista Cenarium), além da advogada Sirlane Navegante.