O senador Omar Aziz (PSD-AM) vai intermediar uma reunião do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com o presidente Lula (PT) ainda nesta terça-feira (14), com o intuito de viabilizar alternativas para as mais de 60 áreas de alto risco identificadas na cidade pelos técnicos da Prefeitura.
“Esses programas (habitacionais) acabaram, não se faz mais casa e sabemos que a pessoa não vai morar numa área de risco porque quer ou porque gosta, mas sim por necessidade. Manaus é uma cidade entrecortada por igarapés e, com os barrancos, quando se tira a mata ciliar não tem jeito, a natureza age se protegendo. É necessário fazer uma política de governo de habitação para tirar essas pessoas de lá. Amanhã o presidente Lula deve me receber junto com o prefeito para que a gente possa ter uma política nesse sentido e evitar outras tragédias nesse sentido”, ressaltou Omar.
O senador lembra que a ocupação desordenada da cidade é um problema social e que essas famílias residentes em áreas de risco precisam ser amparadas para evitar que tragédias dessa magnitude se repitam.
David Almeida, destacou o papel heroico dos moradores do bairro na procura pelas vítimas e salientou que irá buscar alternativas para o problema junto ao Governo Federal.
“Temos mais de mil áreas como essa em Manaus. Dessas mil áreas, 62 são de alto risco. Já fizemos (obras) em 17 áreas no ano passado e temos programado mais vinte áreas prioritárias como essa. Fizemos grandes intervenções, mas buscamos mais investimentos para a gente poder aplicar nessas áreas e dar uma moradia digna para essas pessoas”, completou Almeida.
Busca por proximidade
Desde janeiro, David Almeida busca aproximação com o presidente Lula. O fato do prefeito de Manaus ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criou um entrave aparente, somados com a baixa votação de Lula na capital do Amazonas.
Entretanto, o presidente da República ressaltou que as eleições acabaram e que precisava governar com os representantes eleitos. A declaração foi feita durante uma reunião entre Lula e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Bolsonaro, para organizar o repasse de recursos para as cidades atingidas pelas chuvas no Litoral Norte paulista.
David Almeida, desde então, tem articulado para tentar uma reunião com Lula e trazer recursos para Manaus. A proximidade cada vez maior das eleições municipais e a necessidade de obras na capital fizeram inclusive o prefeito buscar o apoio do deputado Sinésio Campos, presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas.
Contudo, o construtor da ponte entre David e Lula será realmente Omar Aziz. Nas eleições de 2022, o prefeito de Manaus declarou apoio e pediu votos para Omar contra Coronel Menezes (PL), candidato de Bolsonaro ao Senado pelo Amazonas.
Os dois têm uma péssima relação desde o vazamento de áudios onde Menezes afirma que tirou David da mesa de negociações do Palácio do Planalto, culminando na perda de mais de R$ 1 bilhão em recursos para Manaus.