A aquisição de 12 ônibus elétricos para o transporte coletivo de Manaus vai custar R$ 34 milhões aos cofres da prefeitura. A homologação do resultado do pregão presencial nº 034/2022 — última fase do processo de licitação — foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo a publicação, a empresa vencedora do certame foi a Alicerce Atividades Profissionais em Projetos Sustentáveis Ltda, única empresa credenciada pela Comissão Municipal de Licitação (CML) para participar do pregão.
No dia 19 de janeiro, uma reportagem publicada pela revista Veja apontou um possível direcionamento na licitação para a aquisição de ônibus elétricos. Segundo o texto, o edital da licitação previa que os veículos deveriam ter apenas um motor, mas há apenas uma fabricante no mercado brasileiro que atende à especificação.
Em nota à imprensa, a prefeitura disse que não há monopólio em relação aos ônibus elétricos. “Ao todo, 19 empresas retiraram o edital para participação na respectiva licitação, que vale ressaltar, transcorreu dentro da normalidade”, argumenta a gestão municipal.
A maior parte dos recursos para a compra dos veículos elétricos (R$ 34,9 milhões) foi repassada pelo governo do Amazonas.