Depois de a Polícia Federal (PF) deflagrar a quarta fase da Operação Sangria, na manhã desta quarta-feira, 02, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), informou, em nota oficial, que “é de total interesse do Estado que os fatos relacionados às investigações em curso na área da saúde sejam esclarecidos”.
Dessa vez, a PF cumpriu 25 mandados judiciais, sendo 19 de busca e apreensão, 6 de prisões temporárias e, por último, o sequestro de bens e valores que somam quase de R$ 23 milhões. Quanto aos indiciados, eles podem responder por crimes de fraude à licitação, peculato e pertencimento a organização criminosa. Caso sejam condenados, podem cumprir pena de até 24 anos de prisão.
Posição do governo do Amazonas
“O governador Wilson Lima reitera que, desde o início da pandemia de Covid-19, sua gestão está voltada a preservar a saúde do povo do Amazonas e a salvar vidas, tendo determinado aos gestores estaduais que empreguem todos os esforços possíveis com esse objetivo, sempre pautando as ações públicas pelos princípios da legalidade e da transparência.”, consta em um trecho da nota oficial.
Ainda segundo a publicação pós quara fase da Operação Sangria, o governador Wilson Lima afirma que “se mantém à disposição das autoridades competentes para esclarecimentos sobre as ações de seu governo e reitera que está convicto de que não cometeu qualquer ilegalidade e que confia na Justiça.”
Adiado julgamento no STJ e adiantada a oitiva na CPI
A defesa do governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou requerimento de adiamento ao Superior Tribunal de Justiça (STF). Isso porque, segundo os advogados, há etapas do contraditório ainda não finalizadas. Com isso, o relator, ministro Francisco Falcão, decidiu que vai ouvir as partes e, em seguida, o processo volta à pauta. Assim, a data do julgamento não está definida.
Enquanto isso, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), alterou as datas de algumas oitivas. Por isso, o governador Wilson Lima vai sentar na cadeira de testemunha no próximo dia 10 de junho, quinta-feira e não mais no dia 29.