Acreditem se quiserem, meus amigos, mas o objeto da Lei que iremos comentar hoje é o OVO. Aquele que fritamos no nosso café da manhã e deixamos a gema um pouco mole. Todo bom amazonense já foi ao Ceará curtir suas belas praias, mas saiba que se você pedir um ovo com a gema mole ou mal cozido em um restaurante será preciso “dar seu autógrafo” em um termo de responsabilidade, uma vez que a legislação estadual proíbe os restaurantes de servir essa iguaria.
O ovo pode ser chamado de um alimento polêmico visto que seu consumo já foi considerado maléfico para a saúde. Entretando, sabemos que se for preparado com cuidado e higiene é um grande aliado para uma boa alimentação, desde que com moderação e seguindo algumas orientações importantes. Uma delas é a recomendação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), segundo a qual o ideal é que os ovos sejam cozidos por, pelo menos, sete minutos para que não haja chances de contaminação.
Salmonela
A recomendação da ANVISA tem a ver com a presença da salmonela, uma bactéria que pode estar presente nos ovos e, se ingerida, pode causar problemas de saúde para o organismo. Mas a questão é: precisamos mesmo que nossos legisladores gastem tempo, dinheiro e recursos humanos na elaboração de tal tipo de Lei?
Os casos de salmonelose ocorrem principalmente em refeições que ficam expostas ao calor por um período prolongado. Isso contribui para que a colônia de bactérias cresça exponencialmente e se torne um risco real. Já o ovo top das galáxias, frito na hora, não costuma apresentar uma população bacteriana grande o bastante para causar a doença.
É mais gostoso
Passei a vida toda comendo ovo com a gema mole e nunca passei mal. E outra coisa, as pessoas pedem um estado desinflado mas permitem que ele interfira na nossa vida pra tudo!! É incrível imaginar que um legislador propôs uma lei dessas e a mesma tenha sido aprovada. Presumo que até os agentes sanitários sabem que o ovo com a gema mole é mais gostoso e a maioria dos estabelecimentos oferecem a iguaria sem grandes preocupações com possíveis fiscalizações.