Referência nas discussões de análise de contas referente ao bioma amazônico, o conselheiro Júlio Pinheiro, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), palestra no dia 12 de setembro no Tribunal de Contas de Portugal. O seminário ‘Resíduos Sólidos: Terra, Rios e Oceanos’ marca o lançamento de um livro que teve coordenação do conselheiro.
“A curiosidade que eles têm em relação à Amazônia é muito grande. Vamos discutir a questão dos resíduos sólidos em terra, rios e mar, porque é triste a realidade em termos da poluição. É muito importante trocarmos experiências com pessoas empenhadas na temática”, destacou Júlio Pinheiro.
Durante o evento, participam dos debates o presidente da corte de contas portuguesa, José F. Tavares; o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro; a juíza, Helena Maria Abreu Lopes; o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Pontes; o ex-deputado federal, Fábio Feldmann; e o ministro do Ambiente de Portugal, Duarte Cordeiro.
Além da palestra no TC Portugal, o conselheiro também falará na Universidade de Coimbra, uma referência mundial em pesquisa nos diferentes níveis de ensino. Durante a visita ao país, o conselheiro abordará o controle ambiental, que após anos de empenho, se tornou uma das importantes áreas de atuação do TCE-AM.