O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), defendeu nesta terça-feira (5) o uso de palmadas como forma de educar crianças e adolescentes e sugeriu que a prática é necessária para demonstrar autoridade de pais ou responsáveis.
A fala de David Reis veio como um comentário após os discursos dos vereadores Allan Campelo (PSC), que anunciou a sanção do prefeito David Almeida (Avante) a uma lei sobre prevenção ao uso de drogas nas escolas de Manaus, e Caio André (PSC), que falou sobre a saúde mental de crianças e adolescentes.
Foi então que o presidente da CMM mostrou-se como um exemplo de outro modelo de educação familiar. “Somos de uma época que o respeito familiar era muito maior, e isso vem sendo perdido nos últimos anos”, argumentou David Reis.
Em outro momento, o filho do ex-secretário Sabá Reis (Avante) sugeriu que “estamos precisando de mais autoridade daqueles que podem exercê-la” e lembrou episódios do que ele classificou como correção.
“Eu lembro que o dia que a mamãe não me batia eu não tinha sono. E não me mudou, não me causou problema nenhum […]. Pelo contrário, ela dizia ‘vai dormir’, dava três palmadas, e o sono vinha, eu já estava sonhando”, disse Reis, e completou: “Talvez nós estejamos precisando um pouco disso”.
Antes dele, o vereador Raulzinho disse, sem apresentar dados, que 99% da população carcerária brasileira é de pessoas que, segundo ele, se “tivessem sido amparadas e cuidadas” na infância,
não seriam presas.