O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve no município de Parintins (a 369 km de Manaus) nesta sexta-feira (4) para a inauguração da subestação que liga a cidade do boi-bumbá ao Sistema Integrado Nacional (SIN), o famoso Linhão de Tucuruí, bem como para a anunciar a retomada do programa Luz para Todos.
No palco, Lula conseguiu reunir aliados e adversários na política interna do Amazonas: os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) junto ao governador Wilson Lima (União).
Adversários pelo cargo de governador nas eleições de 2022, Braga tentava derrubar Wilson Lima do cargo até pouco tempo atrás, por meio da Justiça Eleitoral. Após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) determinar multa máxima à coligação do governador reeleito, Braga desistiu de recorrer da decisão.
O senador Omar Aziz, por sua vez, caminhou ao lado de Eduardo Braga nas eleições oficialmente. Contudo, sempre manteve bom relacionamento com o governador Wilson Lima.
Em suas redes sociais, Wilson Lima publicou a recepção ao presidente Lula e a reunião para a retomada do Luz para Todos.
“Hoje é um dia histórico para as quase 100 mil pessoas que vivem em Parintins. A interligação de Parintins ao Sistema Nacional de Energia Elétrica, por meio do Linhão de Tucuruí, representa o fim dos apagões e de uma série de problemas enfrentados por comerciantes e moradores. Aproveitei a presença do presidente Lula, para pedir um olhar sobre pautas que vão trazer avanços para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado, como a BR-319 e novas matrizes econômicas”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Luz para Todos
Na cerimônia da retomada do programa, Lula destacou que seu governo vai cuidar da Amazônia, em especial do povo que vive na região. O presidente também lembrou que participará da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), que reunirá presidentes dos oito países amazônicos para discutir uma política de desenvolvimento sustentável para a região.
“Nós vamos fazer energia para 150 mil pessoas que ainda não têm energia. No outro governo, nós fizemos energia para 16 milhões de pessoas. Só é contra o Luz para Todos quem não sabe o que é trabalhar com candeeiro, quem não sentiu a fumaça do querosene no nosso nariz. Quem gosta disso pode ser alguém que venda óleo diesel, mas o povo quer luz”, disse.
A expectativa do governo é beneficiar até 500 mil famílias até 2026 com essa nova fase do programa, que se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e também de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Vaias
Apesar da reunião política, que incluiu a presença de prefeitos do interior, nem tudo foram flores para o governador Wilson Lima. O governador foi vaiado por uma parcela dos presentes, que gritavam ‘Fora Wilson Lima’. O presidente Lula precisou intervir e ficou ao lado do governador durante seu discurso.
Brincando de Boi
O evento ainda gerou mais cenas que viralizaram nas redes sociais. O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva aproveitaram a ocasião para brincar com os bumbás Caprichoso e Garantido. O presidente também aceitou o convite para voltar à Parintins em 2024 para assistir pessoalmente ao Festival Folclórico.
Impossível não se encantar (e dançar) com os Bois Caprichoso 💙 e Garantido ❤️ pic.twitter.com/RdgGBpwM1i
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) August 4, 2023
lula novo tripa do boi caprichoso pic.twitter.com/NegfsOhA5i
— Diêgo Sales (@diegosales__) August 4, 2023
Aceitei o convite para voltar, em 2024, ao Festival de Parintins, para torcer pelo Caprichoso e o Garantido. Acho que deveriam chamar toda a classe política para que aprendam com esse espetáculo de respeito. Não importa a cor que vestem, o que importa é que respeitam a diferença…
— Lula (@LulaOficial) August 4, 2023