As eleições municipais de 2024 ainda estão longe, mas os partidos políticos no Amazonas já estão se estruturando para a disputa. O portal RealTime1 procurou dirigentes partidários e aferiram que eles estão “arrumando a casa” para o pleito.
Presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o senador Plínio Valério afirmou que os tucanos estão filiando cidadãos comuns com interesse em concorrer às Câmaras Municipais, mas ainda não filiaram nomes tradicionais da política amazonense.
“Estamos cuidando primeiro dos diretórios municipais, ajeitando o que a gente pegou. Estava tudo desorganizado, 28 municipais com problemas. A gente está regularizando todo mundo e reativando os diretórios”, disse.
Plínio assumiu o comando do partido em novembro de 2022. A legenda faz parte de uma federação com o Cidadania, válida até 2026. O presidente do diretório amazonense, Elcy Barroso Jr., pontuou que o partido ainda está na fase de conversas com cidades do interior.
Outro partido que está em processo de filiação é o Partido Democrático Trabalhista (PDT), presidido no estado pelo ex-deputado Luiz Castro.
“Estamos motivando militantes do partido para participar do processo de reorganização partidária. Iniciamos uma prospecção sobre o quadro político local e estadual. E estamos dialogando com lideranças de outros partidos. Mas esta é uma fase de diálogo inicial, não de decisões”, destacou.
A legenda, que já teve quadros conhecidos como Jefferson Peres, Amazonino Mendes e Hissa Abrahão, foi cogitada como novo lar do prefeito de Manaus, David Almeida. O gestor, contudo, negou que estaria de saída do Avante.