O ex-deputado Pauderney Avelino (União Brasil) foi exonerado do cargo de secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), nesta terça-feira (16), um dia antes da decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) que o tirou da presidência do diretório do União Brasil no Amazonas.
O ato que oficializa o saída de Pauderney Avelino da estrutura do governo estadual foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e assinada pelo governador Wilson Lima (União Brasil). Com a saída dele, o secretário executivo da Sedecti, Marco Antônio de Oliveira Villela, vai assumir interinamente o comando da pasta.
Apesar da exoneração no dia 16, foi apenas no dia seguinte, quarta-feira (17), que o juíz José Renier da Silva Guimarães, da 5ª Vara Cível e Acidentes de Trabalho do TJ, cassou os efeitos da convenção estadual que reconduziu Pauderney ao comando do União Brasil amazonense.
Na ocasião, houve articulação para que Wilson Lima assumisse o comando do diretório estadual do partido, mas Avelino foi eleito para a presidência da sigla, no fim de abril, em uma convenção que não contou com a presença de aliados do governador, que recorreram à Justiça apontando irregularidades no processo.
“A existência de indícios acerca da irregularidade na referida convenção autoriza a adoção de medidas cautelares para preservar o estado da agremiação partidária, que pode sofrer eventuais prejuízos decorrentes da gestão mantida por membros da diretoria eleita e empossada em contrariedade às normas estatutárias”, entendeu o magistrado.