O Partido Democrático Trabalhista (PDT) afirmou que não irá participar das eleições para a Prefeitura de Manaus em outubro deste ano. A informação foi obtida pela reportagem do Manaus 360° ao tentar convidar o partido para o debate entre pré-candidatos que ocorrerá em 12 de abril. Em 2023, o partido chegou a anunciar o médico indígena Israel Tuyuka como pré-candidato. O profissional da saúde foi candidato ao Governo do Amazonas em 2022 pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Sem nomes para a prefeitura, o PDT se concentrará em retornar à Câmara Municipal de Manaus. Seu último parlamentar na casa foi Diego Afonso, que seguiu o pai Adjuto Afonso para fora da agremiação trabalhista. Diego Afonso se reelegeu vereador em 2020 pelo extinto Partido Social Liberal (PSL), que em 2022 se fundiu ao Democratas (DEM) para formar o União Brasil. A nova sigla abrigou o grupo político dos Afonso.
O partido ainda não declarou se apoiará algum dos outros pré-candidatos à Prefeitura de Manaus. Nos bastidores é dito que a legenda está próxima do arco de alianças do prefeito David Almeida (Avante), embora o ex-deputado Marcelo Ramos (PT) tenha declarado que ligou para o presidente estadual do PDT, o ex-deputado Luiz Castro, em busca de unificar uma chapa de esquerda na cidade de Manaus.