Após pedido de vistas dos conselheiros Yara Lins e Fabian Barbosa, o julgamento da prestação de contas do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi suspenso, nesta terça-feira (13), e deve ser retomado na próxima segunda-feira (19).
O relator do processo, conselheiro Júlio Pinheiro, votou pela aprovação com ressalvas da prestação de contas de David Almeida referente ao ano de 2021. Ele foi acompanhado pelo conselheiro Ari Moutinho.
Entre as ressalvas apontadas pelo relator está a não execução de recursos do Tesouro municipal para a construção de creches e centros de educação infantil, a não realização de concursos públicos, o alto gasto com publicidade, que foi superior ao planejamento fiscal inicial da prefeitura, além de divergências entre os dados de precatórios encaminhados ao TCE e os disponíveis do Portal da Transparência.
Após votação em plenário, a recomendação do Tribunal de Contas será encaminhada à Câmara Municipal de Manaus (CMM), que é o órgão responsável por julgar as contas do chefe do Executivo municipal.