Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pretende transformar o espetáculo dos periquitos de asa branca na avenida Ephigênio Salles (antigo V8) em patrimônio cultural imaterial do Amazonas.
O PL, de autoria da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), foi apresentado na última quarta-feira (8) e encaminhado às comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Cultura e Economia Criativa (CCEC).
Segundo a parlamentar, “a declaração como patrimônio cultural imaterial do estado do Amazonas do espetáculo dos periquitos de asa branca na Avenida Efigênio Salles, constitui uma medida extremamente importante para complementar as iniciativas desta Casa em relação aos animais”.
Segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), os periquitos de asa branca apareceram na área urbana de Manaus pela primeira vez em 2011 e foram atraídos pelos pés de manga da cidade. Na via, que é uma das mais movimentadas, os animais ficam sujeitos ao atropelamento.