O recesso parlamentar, que começou antes do Natal e só termina no começo de fevereiro, parece estar fazendo os deputados do Amazonas sentirem saudade das discussões acaloradas que aconteciam no plenário. Nesta quarta-feira (5), o deputado Fausto Jr (MDB) resolveu questionar, em uma rede social, a instalação de uma escultura no formato de um periquito, na avenida Efigênio Salles.
Em um registro feito em vídeo, o parlamentar questiona a obra que, segundo ele, estava interditando metade da pista da avenida, conhecida pelos condomínios de alto padrão, por volta das 22h desta quarta. Após conversar com servidores no local, informa, em tom de ironia, que a escultura seria instalada.
“Mais uma grande obra para a cidade de Manaus aí. A estátua do periquito. Vamos inaugurar, aqui na avenida Efigênio Salles, uma estátua de um periquito. É isso aí que vocês estão vendo. Estão terminando aqui, o pessoal trabalhando, o trânsito interditado”, disse, enquanto filmava os trabalhadores.
A obra, erguida no canteiro central, faz uma alusão à presença do periquito de asa branca (Brotogeres versicolurus), espécie bastante encontrada nesta região da cidade, bem em frente a dois condomínios de luxo. O local já possui placas informando sobre a presença dos animais e pedindo atenção aos motoristas que por ali trafegam para evitar colisões.
Histórico negativo
Em 2014, mais de 200 periquitos apareceram mortos de uma só vez na avenida, chamando a atenção das autoridades. Na época, um dos condomínios, que inclusive traz em sua logomarca a imagem de um pássaro, chegou a ser notificado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por conta da morte dos animais.
A suspeita que havia é a de que as aves, que emitem um som estridente em determinados momentos do dia, estivesse incomodando seus vizinhos humanos. Naquele mesmo ano, um laudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) encontrou agrotóxicos no corpo dos animais.