Um levantamento feito pela EAS Consultoria Estatística, em parceria com o portal Radar Amazônico, mostra o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura de Manaus. Essa é a primeira pesquisa colocando o parlamentar à frente do prefeito David Almeida (Avante).
No primeiro cenário testado, Amom Mandel aparece com 36% das intenções de voto contra 33% de David Almeida. Os dois estão empatados tecnicamente na margem de erro de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos.
O terceiro colocado é o coronel Alfredo Menezes (PL), com 13% das intenções de voto, seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), com 7%. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados entre si dentro da margem de erro.
7% dos entrevistados afirmou que não votaria em nenhum dos quatro candidatos apresentados, enquanto 2% afirmou votar branco ou nulo e outros 2% disseram não saber em quem votar ou não responderam.
Cenário sem Menezes
No segundo cenário estimulado, o candidato Coronel Menezes foi retirado e suas intenções de voto se dividiram. O deputado Amom Mandel aparece, nesse cenário, com 41% das intenções de voto, seguido pelo prefeito David Almeida (37%) e pelo deputado Roberto Cidade (8%).
10% afirmou que não votaria em nenhum dos três. Os números restantes se mantêm.
Segundo turno
A pesquisa testou três cenários de segundo turno. No primeiro, o deputado Amom Mandel teria 45% das intenções de voto contra 41% do prefeito David Almeida. Os dois empatam tecnicamente, com o deputado com previsão de vitória. Nesse cenário, 10% afirmou que não votaria em nenhum dos dois, 3% votaria branco ou nulo e 1% não sabe.
No segundo cenário, David Almeida tem 57% das intenções de voto contra 20% do deputado Roberto Cidade. Nesse caso, 15% afirmou que não votaria em nenhum dos dois, 6% votaria branco ou nulo e 2% não sabe.
No último, David Almeida tem 56% das intenções de voto contra 25% de Coronel Menezes. Entre os candidatos, 13% afirmou que não votaria em nenhum, 5% votaria branco ou nulo e 1% não sabe.
Rejeição
O levantamento mostra o prefeito David Almeida como o mais rejeitado, com 20%. O deputado Roberto Cidade é o segundo mais rejeitado (17%), seguido por Coronel Menezes (16%) e pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 9%. O menos rejeitado é Amom Mandel, com apenas 8%.
11% dos entrevistados afirmou que rejeita todos os candidatos, enquanto 19% não rejeita nenhum.
Nomes espontâneos
Além dos nomes da pesquisa estimulada, houve a citação de outros nomes na pesquisa espontânea – quando o entrevistado fala o nome do candidato. O governador Wilson Lima (União) foi citado por 1% dos entrevistados na fase espotânea.
Outros candidatos foram citados, mas ficaram abaixo de 1%:
- O ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (sem partido);
- o senador Eduardo Braga (MDB);
- o ex-deputado José Ricardo (PT);
- o senador Omar Aziz (PSD);
- o deputado federal Capitão Alberto Neto;
- o ex-deputado e atual chefe da Suframa, Bosco Saraiva;
- o ex-vereador Chico Preto;
- o apresentador Clayton Pascarelli;
- o secretário Jesus Alves (MDB);
- e o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania).