O primeiro levantamento do instituto Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Manaus em 2024 mostra o atual chefe do executivo, David Almeida (Avante), na dianteira da disputa. Na pesquisa espontânea – quando não são apresentados os candidatos – David tem 14,2% das intenções de voto. O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) possui 2,4% e o coronel Alfredo Menezes (PL), 1%. Nessa modalidade, os manauaras que não sabem em quem votar ou não responderam chega a 68,9%.
Já no primeiro cenário estimulado – quando são apresentados os candidatos – David fica na primeira posição com 32% das intenções de voto. O deputado Amom Mandel fica em segundo lugar, com 21,3% das intenções. O terceiro colocado é Coronel Menezes, com 14,2%.
Os ex-deputados Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Zé Ricardo (PT) ficam com a quarta e a quinta colocações, com 7,5% e 6,1% das intenções de voto. A defensora pública Carol Braz (MDB) é a sexta colocada com 3,4% das intenções de voto. Em último lugar está o deputado estadual Roberto Cidade (União), com 3%.
8,2% dos entrevistados afirmaram votar em nenhum, branco ou nulo, enquanto 4,5% não sabe ou não respondeu.
Cenário com Alberto Neto
No segundo cenário usado pela Paraná Pesquisas, David Almeida e Amom Mandel têm um crescimento substancial. O atual prefeito aparece com 33,2% das intenções de voto, seguindo pelo deputado federal com 23%.
O terceiro colocado é outro nome do Partido Liberal: o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que aparece com 9,3% das intenções de voto.
Os demais candidatos permanecem nas mesmas posições, com pouca alteração nas intenções de voto:
- Ricardo Nicolau: 7,6%
- Zé Ricardo: 6,2%
- Carol Braz: 3,8%
- Roberto Cidade: 3,1%
Nesse cenário, 9% dos entrevistados afirmou votar em nenhum, branco ou nulo, enquanto 4,8% não sabe ou não respondeu ao levantamento.
O instituto
A Paraná Pesquisas foi uma das empresas que mais cravou resultados nas eleições de 2022. No cenário presidencial, a última pesquisa do instituto dava vitória ao então candidato Lula (PT) com 50,4% contra 49,6% de Jair Bolsonaro (PL). O resultado final foi 50,9% para o petista e 49,1% para o ex-presidente, dentro da margem de erro da pesquisa.
No Amazonas, a última pesquisa do instituto dava vitória ao governador Wilson Lima (União) por 57,8% contra 41,3% do senador Eduardo Braga (MDB). O resultado final foi de 56,6% para o atual governador e 43,3% para o emedebista, também dentro da margem de erro.
O instituto não realizou pesquisas de primeiro turno no estado do Amazonas.