Cinco das seis pesquisas divulgadas até esta quinta-feira (17) para o segundo turno das eleições em Manaus mostram uma disputa apertada entre o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o atual prefeito David Almeida (Avante). Em quatro levantamentos, Neto aparece à frente, enquanto Almeida lidera em duas. Apesar da leve vantagem do deputado, o pleito segue indefinido, com as margens de diferença dentro da margem de erro.
Na pesquisa Marca, Alberto Neto registra 51,70% das intenções de voto, enquanto Almeida fica com 48,30%. Resultados semelhantes aparecem na AtlasIntel, que aponta Neto com 50,8% e Almeida com 49,2%, e na Real Time Big Data, onde o deputado soma 51% contra 49% do prefeito. A pesquisa Iveritas também indica vantagem de Neto, com 51,68% frente a 48,32% de Almeida.
Por outro lado, em dois levantamentos, David Almeida aparece na frente. Na pesquisa Eficaz, o prefeito lidera com 51,0%, enquanto Neto tem 49,0%. Já na pesquisa Projeta, Almeida surge com uma diferença mais expressiva, alcançando 56,11% contra 43,89% de seu adversário.
Pesquisa Projeta foge do padrão observado
Dentre os levantamentos, a pesquisa Projeta chama a atenção por destoar significativamente das demais. Enquanto os outros institutos indicam uma disputa equilibrada, a Projeta coloca David Almeida com mais de 12 pontos percentuais de vantagem sobre Alberto Neto.
O Instituto Projeta foi alvo de denúncias no ano passado. Em outubro de 2023, o portal Radar Amazônico revelou que, em vez de a empresa publicar o documento completo com os dados da pesquisa, como fazem outros institutos, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) foi responsável por divulgar os resultados por meio de releases distribuídos para sites, blogs e portais que recebem verbas publicitárias da gestão de David Almeida. O site oficial do instituto (projetapesquisa.com.br) estava fora do ar, e, em seu lugar, foi encontrado o Portal Projeta, um site de notícias que publicou apenas o release da Semcom, sem os dados completos do levantamento. No release, Almeida aparecia com 20 pontos de vantagem sobre o deputado Amom Mandel em um cenário espontâneo.
No dia 27 de outubro, 1.446.122 de eleitores aptos a votar retornarão às urnas eletrônicas no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, em Manaus, para escolher os ocupantes dos cargos de prefeito e de vice-prefeito.