Após um adolescente atacar colegas com uma faca no Instituto Adventista de Manaus, no bairro Cachoeirinha, vereadores e deputados federais se pronunciaram repudiando a agressão e propondo soluções para as questões de segurança e educação. O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (10).
Entre os nomes que se posicionaram estão os vereadores Lissandro Breval (Avante) e Peixoto (sem partido), os deputados federais Amom Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL) e Sidney Leite (PSD) e o ex-deputado José Ricardo (PT).
Nas redes, Peixoto afirmou que os ataques a escolas se tornaram uma realidade próxima e afirmou que é preciso união das esferas municipal estadual e federal para propor soluções. “Espero que todos estejam bem, e estarei, junto à CMM e à Prefeitura Municipal de Manaus, propondo medidas para coibir esse tipo de prática”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Em live realizada no Instagram e postagens no Twitter, o deputado Amom Mandel criticou a exposição dos atendados escolares na mídia e o sucateamento da assistência social e psicológica nas escolas. “O que falta no Brasil não são apenas novas leis, mas também o cumprimento das existentes”, disse Amom.
Ver essa foto no Instagram
O vereador Lissandro Breval afirmou que além da questão da segurança, é preciso buscar uma educação “que considere o aluno para além dos portões da escola. O que funcionava não funciona mais. Precisamos mudar”.
Zé Ricardo, Sidney Leite e Alberto Neto criticaram o crescimento da violência nas escolas do país, relembrando atentados ocorridos nas últimas semanas em São Paulo — onde um aluno matou uma professora e feriu outros colegas a facadas — e Blumenau (SC) — onde um homem de 25 anos invadiu uma creche e matou quatro crianças a machadadas.