Os suplentes Alonso Oliveira (Avante) e Roberto Sabino (Podemos) tomam posse, nesta quarta-feira (1º), como vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A solenidade de posse ocorre às 14h, na sede da casa legislativa, na zona oeste da capital.
Os parlamentares ocupam as vagas de Wanderley Monteiro (Avante) e Amom Mandel (Cidadania), que vão, respectivamente, para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e para a Câmara dos Deputados.
Alonso Oliveira
Nos últimos dois anos, Alonso esteve à frente da fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da prefeitura de Manaus. Sua gestão foi alvo de diversas denúncias por direcionamento, fraude e outras irregularidades em contratos e processos licitatórios.
Oliveira é advogado, foi vereador por dois mandatos e superintendente estadual de Navegação, Portos e Hidrovias na gestão tampão de David Almeida (Avante) como governador do Amazonas, em 2017.
Roberto Sabino
Sabino é um velho conhecido dos vereadores de Manaus, já que teve quatro mandatos consecutivos no legislativo municipal. O ex-vereador é ligado à igreja Assembleia de Deus e bolsonarista. Ele já adiantou que pretende defender pautas da direita no plenário da CMM.
Nos 16 anos em que passou pela Câmara, Roberto Sabino não foi um dos vereadores mais expressivos. Por outro lado, entre 2008 e 2016, o patrimônio declarado do ex-vereador subiu 2.722 % (em 2008, Sabino declarou apenas um carro no valor de R$ 18 mil e, em 2016, declarou mais de R$ 490 mil).