O prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP), subiu num ringue, no último sábado (11), para enfrentar o ex-vereador Erineu Alves da Silva, o popular Mirico, um dos desafetos políticos que ele tem na cidade, localizada a cerca de 150 quilômetros de Manaus. A luta virou chacota nas manchetes nacionais.
A luta aconteceu na maior escola do município e foi bastante promovida ao longo da última semana. Nas redes sociais, Simão Peixoto, que gosta de ostentar uma imagem de lutador, mas não é atleta profissional, chegou a declarar que foi desafiado por Mirico, e que o evento teria um escopo social, com doação de alimentos por parte do público que quisesse assistir.
O combate teve diversos momentos cômicos, começando pela entrada dos lutadores. Enquanto Mirico entrou no cage discretamente, sendo saudado por parte do público, Simão Peixoto teve direito a música própria, um louvor, e demorou cerca de 10 minutos para fazer a entrada dele, valorizando o momento.
Confira alguns trechos:
Dentro do cage, os adversários não se cumprimentaram em momento algum, ao contrário. Pela primeira vez frente a frente com seu rival, Simão mostrou até certo talento cênico para dizer a Mirico, com gestos, que ele morreria – metaforicamente – ali, no octógono.
A luta até teve seus bons momentos, mas a falta de traquejo de ambos, aliado ao fato de que o prefeito também não está em sua melhor forma, impediu que olhos mais atentos levassem o combate a sério. No final, após três rounds de cinco minutos, Simão Peixoto foi declarado o vencedor por decisão dividida dos jurados. Dividida também foi a reação do público, uma vez que parte das pessoas que acompanharam o duelo comemoraram a vitória do prefeito, e outra, vaiou.
Prefeito vai receber medalha da Aleam
Simão Peixoto vai receber a medalha Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mas não por causa da luta. A honraria foi concedida a ele no início deste mês pelo deputado estadual Berlamino Lins, que é seu correligionário. Na época da votação, inclusive, o presidente do parlamento, Roberto Cidade (PV), causou polêmica ao votar contra a concessão da medalha ao prefeito, dizendo que “esse meliante não merece o respeito desta casa”.