Durante um evento de campanha no Complexo da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) protagonizou uma polêmica ao tomar o celular de um ciclista que o questionava publicamente. O incidente ocorreu no último domingo (20) e foi registrado em vídeo pelo integrante do grupo “Pedala Livre”.
Enquanto participava de uma atividade de ciclismo, o ciclista indagou o prefeito sobre a falta de apoio ao grupo: “Por que até hoje você não ajudou o Pedala Livre?”, questionou, referindo-se à organização que incentiva o uso da bicicleta como lazer, atividade física e transporte sustentável em Manaus.
Em resposta, Almeida retirou o celular das mãos do ciclista, pedindo que a conversa ocorresse sem gravação. “Fale comigo, eu respondo pra você”, afirmou o prefeito ao interromper a filmagem.
A ação provocou indignação entre os integrantes do Pedala Livre, que criticaram a postura do prefeito. Fernando Pedala, representante do grupo, afirmou em uma entrevista concedida à Revista Cenarium que após o David tomar o celular, membros de sua equipe teriam empurrado o ciclista.“No vídeo, David toma o celular e seu assessor encerra a gravação. Depois, a equipe dele começou a agredir nosso colega”, disse.
Até o momento, David Almeida não se pronunciou sobre o episódio.
Pedala Livre
O Pedala Livre é um projeto que incentiva a comunidade de Manaus a adotar a bicicleta e outras práticas esportivas. O grupo organiza pedaladas na cidade e disponibiliza 110 bicicletas gratuitamente para quem quiser participar.
Além das pedaladas, o grupo realiza aulas gratuitas para ensinar adultos e crianças a andar de bicicleta, todas as segundas-feiras. Outras atividades, como futebol e corrida, também são promovidas pela equipe. As pedaladas ocorrem nas terças e sextas-feiras, com concentração às 19h e saída às 20h, na rua Rafael Assayag, 82, bairro Alvorada, Zona Oeste de Manaus.