O secretário de Finanças da prefeitura de Manaus, Clécio Cunha Freire, sustentou que não houve reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cobrado pela gestão do prefeito David Almeida (Avante). A fala foi feita nesta quarta-feira (15), quando o secretário compareceu à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para prestar esclarecimentos.
“Vocês aumentaram o IPTU? Eu diria, categoricamente, não. Nós não aumentamos o IPTU! Vocês reajustaram o IPTU? Reajustamos”, disse o titular da Secretaria de Finanças (Semef).
Segundo o secretário, aproximadamente 69 mil imóveis sofreram redução no valor do IPTU em 2023. “Definitivamente, a prefeitura não aumentou IPTU”, reforçou. No início do mês, a prefeitura admitiu que houve reajuste do imposto em 345 mil imóveis da capital.
O secretário explicou, ainda, que, desde 2017, a prefeitura trabalha na atualização do cadastro imobiliário da cidade e que os moradores foram comunicados de todas as etapas. De acordo com ele, a Semed enviou cartas de notificação aos titulares dos imóveis que sofreram atualização cadastral.