O primeiro dia do Fórum Estadual das casas legislativas do Amazonas (Feclam) em 2023 encerrou com a realização de oficinas voltadas à atividade parlamentar. Um dos pontos altos do evento realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fugiu da programação oficial, porque foi durante o discurso do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), que deu um tom de despedida do parlamento.
Logo na abertura do evento, Cidade cumprimentou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Josué Neto, ex-deputado estadual e ex-presidente da Aleam.
“[Gostaria de] cumprimentar o ex-deputado estadual [Josué Neto], único presidente que eu tive quando cheguei aqui. Provavelmente vai ser o único também”, afirmou Cidade.
Repercussão
A fala provocou semblantes curiosos por indicarem que Cidade não dispute a reeleição em 2026, mesmo reeleito presidente da Aleam de forma antecipada até o final da legislatura. Ao portal BNC Amazonas, o deputado afirmou que a fala foi apenas uma “brincadeira” e que “ainda é muito cedo” para falar nos cenários eleitorais dos próximos anos.
Ainda na abertura, Cidade destacou que o intuito do Fórum é abrir “essa Casa do Povo para os vereadores do interior” do estado do Amazonas.
“Desde muito pequeno, eu percorro o interior e sei que os vereadores dos municípios muitas vezes atuam com pouca estrutura. O intuito desse projeto é trocarmos conhecimentos e que possamos fortalecer os mandatos de vocês”, disse o presidente da Aleam.
O governador Wilson Lima (União) pontuou a importância do intercâmbio promovido pelo evento, destacando que “é muito bom quando o Parlamento Estadual e os Municipais podem estar na mesma página entendendo que é importante fazer essa troca de experiências, no sentido de que possamos fazer essa integração”.
Vereadores aprovam
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), considerou o Fórum como uma ótima oportunidade para conhecer os problemas de cada cidade.
“O Feclam tem um importante papel de unir todas as casas dos poderes legislativos, fazendo com que haja uma prova de experiência e faça com que haja um crescimento cada vez maior para a população de todas as cidades do Amazonas”, disse.
Em seu terceiro mandato, a vereadora Cheila Moreira (PT), de Itacoatiara, afirma que o evento traz um conhecimento valioso aos parlamentares, frisando que os 62 municípios tem a oportunidade de se reunirem para compartilhar conhecimento.
“São temas importantes abordados nesse evento e todo este conhecimento ainda será multiplicado na sociedade”, afirmou.
Uma das presentes na oficina “Sistemas Eleitorais e Quociente Eleitoral”, a vereadora Rozana Paula Cardoso (MDB), de Santa Isabel do Rio Negro, destacou que o Feclam é sinônimo de conhecimento agregado que antes faltava a muitos vereadores do interior.
Mais oficinas hoje
A oficina, ministrada pelo analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Leland Barroso, esclareceu os participantes sobre o funcionamento do sistema eleitoral, distribuição de vagas e as mudanças que influenciam a composição dos cargos eletivos; conhecimento fundamental para aqueles que pleiteiam um cargo eletivo.
“Todo candidato deve estar atento ao coeficiente eleitoral e ao coeficiente partidário, ou seja, qual o percentual de votos que o partido ou a federação à qual pertencem devem conquistar de votos para terem direito a uma vaga. Por isso, é importante que os vereadores tomem conhecimento disso para que, a partir daí, construam sua campanha eleitoral, além de saber fazer o cálculo daquilo que chamamos de “sobras”, para as vagas que não foram preenchidas no primeiro momento da eleição, por exemplo”, explicou Leland.
O Feclam 2023 prossegue até esta quinta-feira (20), contando pela parte da manhã com palestras sobre ‘Marketing Digital Eleitoral’ , ministrada pelo especialista em mobilização política Fabrício Moser, e ‘O julgamento das contas do Executivo pela Câmara e o julgamento das Câmaras pelo TCE’, com a presença do presidente e vice-presidente do Instituto Amazonense de Direito Administrativo, Fábio Bandeira Melo e Bruno Barbirato.