Para tirar o perfil do Instagram do vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) do ar, Daniel Almeida (Avante) — irmão do prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e candidato a deputado estadual do Amazonas — fez uma representação contra o parlamentar no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Segundo a representação de Daniel Almeida, o vereador, que também é candidato a deputado federal, não declarou à Justiça Eleitoral o uso da rede social na plataforma de campanha e, por isso, deveria ter o perfil do Instagram retirado do ar.
Contexto
No plano de fundo, o processo de Daniel contra Rodrigo veio após o vereador denunciar por meio de imagens no Instagram um evento para os garis da secretaria de limpeza urbana (Semulsp) em que santinhos de Daniel eram distribuídos.
O vereador e presidente da Câmara David Reis (Avante), que é candidato a deputado federal, também participou do evento. As imagens também mostram o prefeito David Almeida discursando e cantando na ação, que foi divulgada oficialmente como uma ‘confraternização’.
Cancela o Instagram
Para advogados especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo Manaus 360°, há o risco do perfil de Rodrigo Guedes ser fechado pela interação à regra eleitoral. “A lei existe para que a Justiça possa fiscalizar como o veículo de comunicação é usado para evitar qualquer fuga a regra”, explica a advogada Maria Benigno.
Conforme decisão, publicada nesta quinta-feira (29), do juiz auxiliar da propaganda Luis Felipe Avelino Medina, o vereador precisa retirar o perfil do ar.
Entretanto, o vereador respondeu à Justiça que declarou o uso da plataforma, mas o Republicanos, partido do vereador, errou ao fazer o registro. Guedes pediu para o juiz reconsiderar a decisão.
Até o fechamento desta matéria, o vereador Rodrigo Guedes mantém o perfil online.