Professores da rede estadual de educação do Amazonas prometeram paralisar as atividades nesta quarta-feira (5) como uma forma de pressionar pelo reajuste salarial de 25% proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam).
A deliberação aconteceu durante um ato denominado ‘Dialoga, governador’, que reuniu cerca de 1 mil pessoas (entre professores, pedagogos, servidores administrativos, merendeiros e outros trabalhadores da educação), na última sexta-feira (31), no Centro histórico de Manaus
No último dia 8 de março, representantes da categoria entregaram uma pauta de reivindicações ao secretário de governo, Sérgio Littaif Filho. Além do reajuste, os trabalhadores pedem o pagamento das progressões por titularidade e tempo de serviço, plano de saúde para aposentados e a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.
“Estamos há mais de 20 dias aguardando uma contraproposta. Eles já têm nossa pauta e sabem dos números. Precisamos avançar. Hoje saiu nosso pagamento sem o reajuste que nos é devido”, disse o vice-presidente do Sinteam, Cléber Ferreira.