O senador e presidente estadual do PSDB no Amazonas Plínio Valério disse, nesta terça-feira (28), ao Manaus 360° que o partido não cogita qualquer composição com o governador Wilson Lima (União Brasil). A fala se dá após rumores de que o Cidadania, que integra uma federação com o partido, pode parar nas mãos de um aliado do governador.
“Não passa na cabeça do PSDB regional fazer composição com o governador Wilson. Não se trata de gostar dele ou não, se trata de estratégia, de independência. Eu sou contra, não vejo a menor [chance] de que isso prospere”, ressaltou o senador tucano.
O Cidadania foi o partido que abrigou o ex-governador Amazonino Mendes nas eleições de 2022. Em seus quadros estão o deputado federal Amom Mandel, que se considera independente, e o deputado estadual Wilker Barreto, que faz oposição ao governo estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Após o resultado das urnas, o governador Wilson Lima tem ampliado seu arco de alianças e movimentações políticas entre os principais partidos. Nas últimas semanas, Lima emplacou aliados no comando do PP (até então presidido pelo vice-prefeito Marcos Rotta) e do Podemos.