A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleissi Hoffmann, defendeu, nesta sexta-feira (14), durante entrevista coletiva em Manaus, que a estratégia do partido para as eleições de 2026 passe, pelo fortalecimento da bancada petista nas câmaras municipais.
“Vai ser uma das grandes prioridades do PT em [relação a] chapa de vereadores. Nós queremos eleger muitos vereadores e vereadoras: homens, mulheres, negros, negras e indígenas. A gente quer trazer essa diversidade para a política institucional”, pontuou Hoffmann.
Segundo ela, o partido ainda não discutiu uma eventual candidatura à prefeitura de Manaus. “Se precisar ter, nós temos nomes para serem candidatos. Agora, nós fizemos uma grande frente de partidos para a eleição do presidente Lula e, antes de nós termos uma decisão nossa, nós temos que sentar com esses parceiros”, disse.
Além da federação Brasil da Esperança, que reúne o PT, PCdoB e o PV, a coligação que apoiou a candidatura de Lula (PT) é composta pelo PSB, Psol, Rede, Avante e Solidariedade. No segundo turno, Lula contou também com o apoio do PDT, de Ciro Gomes.
“Eles [os partidos] nos ajudaram a recuperar a presidência da República, subimos juntos a rampa do Planalto e vamos juntos governar. Eu sei que muitas vezes têm diferenças regionais nos partidos, mas acho que sempre conversando, discutindo, a gente pode chegar a um bom termo”, ressaltou a presidente do PT.
Na avaliação dela, é necessário definir uma estratégia de coalização na esquerda para fortalecer o campo democrático não só em 2024, mas também mirando as eleições gerais de 2026. “Não adianta sair por aí soltando candidato sem ter estratégia”, resumiu.