O município de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, se tornou palco de uma briga entre políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) e organizações indígenas em torno de indicações para cargos no recém-criado Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
A disputa se acirrou nesta segunda-feira (23) com a divulgação de um áudio atribuído ao vereador e presidente de PT no município, Cleudimar Saldanha.
Além de demonstrar descontentamento com a falta de participação na indicação de cargos, o vereador também faz críticas à Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e ao Instituto Socioambiental (ISA). Segundo Saldanha, lideranças petistas não foram consultadas na composição do MPI.
Por enquanto, entre os cargos sob a alçada do MPI, estão os cargos na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), ligados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Segundo o vereador, organizações como a Foirn, apesar da importância histórica, sofrem forte influência de não-indígenas e, por isso, o PT não aceita que a indicação para os cargos parta do movimento indígena.
Na terça-feira (24), a ministra Sônia Guajajara (Psol) exonerou 33 coordenadores regionais da Funai e outros 11 coordenadores de Dsei. A medida ocorre após visita do presidente Lula (PT) à Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
Movimento reage
O líder indígena Marivelton Baré, presidente da Foirn, por outro lado, nega que a Federação tenha feito indicações até o momento. Ele ressalta que o movimento indígena e os partidos políticos caminham em esferas diferentes e que há má-fé nas acusações.
Em apoio à Foirn, outras organizações indígenas se manifestaram. A Associação dos Povos Indígenas do Amazonas (Apiam) repudiou as declarações do vereador petista, que, segundo a associação, não condizem com a realidade. A nota ressalta ainda que apenas a Foirn “tem legitimidade para representar e tomar decisões junto às coordenadorias regionais”.
A nota foi assinada em conjunto com outras 23 organizações do movimento indígena.