A partir desta segunda-feira (3), pessoas com alto grau de imunossupressão que tenham tomado a terceira dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses poderão receber a quarta dose em qualquer um dos pontos de vacinação em Manaus.
Também a partir desta segunda, passa a valer na capital e em todo o Amazonas o intervalo de três meses no prazo para a terceira dose dos idosos de 60 anos ou mais, contados a partir da data da segunda dose.
Critérios e documentos
Segundo a secretaria de saúde da capital (Semsa), poderão receber a quarta dose:
- pessoas que tenham imunodeficiência primária grave;
- que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer;
- transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- pessoas que fazem uso de corticoides em dose igual ou maior que 20 mg/dia por 14 dias ou mais;
- pessoas que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune;
- pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias);
- pessoas vivendo com HIV/Aids;
- pacientes em hemodiálise.
Em Manaus, para receber a quarta dose da vacina, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF e laudo, exame ou receita (original e cópia, que ficará retida para controle). A relação dos documentos específicos está disponível nas redes sociais da Semsa.
Já no caso das pessoas de 60 anos e mais, documento de identidade, CPF e o cartão de vacinação com a comprovação da segunda dose há três meses ou mais.
Em comunicado, a titular da Semsa, Shádia Fraxe, orienta a consultar os locais de vacinação no site da secretaria, já que, segundo ela, ocorreram mudanças nos pontos. “Mas isso não prejudicará o andamento da vacinação, porque os imunizantes estarão disponíveis em todas as zonas da cidade”, garantiu.
Outras doses
Adolescentes entre 12 e 17 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal devem estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos. Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento e CPF. Maiores de 18 anos precisam apenas levar o documento de identidade original com foto e o CPF para receber a primeira dose.
No caso da segunda dose, deve apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Já para a dose de reforço, as pessoas de 18 a 59 anos e trabalhadores de saúde devem apresentar identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses.