Na vida, tentar fazer as coisas sozinho torna qualquer processo muito mais difícil. O ditado é bem claro: a união faz a força, e claro que no mundo do empreendedorismo, não seria diferente. Quando falamos de micro e pequenos negócios, ter parcerias pode ajudar a fortalecer determinados nichos e sedimentar conexões que se traduzem em benefícios para o mercado e para os consumidores.
Empresas que estabelecem parcerias têm maior alcance de público, aumentam a vantagem competitiva, melhoram seu posicionamento estratégico e ainda reduzem custos em geral. Mas se ainda assim você insiste em ser do “bloco do eu sozinho”, te damos quatro motivos para se convencer de firmar parcerias para fazer seu negócio crescer.
Expansão de mercado
Parceria boa é parceria que complementa. Unir forças com uma empresa que produz algo ou presta algum serviço complementar ao seu faz com que oferecer uma experiência completa se torne um dos seus pontos fortes. Isso significa mais clientes, pra você e para o seu parceiro.
A evolução disso é ter um alcance maior de mercado e uma expansão natural dos negócios, uma vez que soluções complementares deixam os clientes mais satisfeitos, e portanto, com mais propensão a se fidelizarem.
Aumento da vantagem competitiva
Parcerias significam ganho na produtividade e na eficiência, e consequentemente na precificação, gerando a tão sonhada vantagem competitiva que descola sua empresa dos concorrentes.
Isso pode acontecer tanto com as empresas que oferecem produtos ou serviços para os consumidores através de conexões, quanto com aquelas que usam das parcerias simplesmente para otimizar processos internos.
Reconhecimento de marca
“Diga-me com quem andas, que eu te direi quem és”. Numa era onde a imagem das empresas importa e muito para os consumidores, fazer boas associações é sempre positivo. Se aliar a empresas de boa reputação fazem com que as pessoas atribuam essa boa reputação à sua empresa, claro, caso ela faça por merecer.
O mesmo princípio pode ser usado para não estabelecer parcerias com determinadas empresas. Dependendo do seu nicho, ter certas conexões pode ser visto até como incoerência.
Redução de custos
As parcerias também podem dar uma força na saúde financeira da sua empresa. Em determinadas de situações, quando, por exemplo, para produzir algo ou prestar certo serviço, se faz necessário planejar uma nova estrutura ou contratar fornecedores, custa muito menos estabelecer uma conexão.
Aqui é preciso ter atenção para fazer uma aliança onde ambas as empresas saem ganhando. Em hipótese alguma uma parceria deve representar algum tipo de sacrifício para qualquer das partes. Neste caso, o melhor é de fato seguir em voo solo até que apareça uma oportunidade de conexão que de fato valha a pena.