O Amazonas bateu recorde no número de infectados pela Covid-19 e registrou 7.505 novos casos da doença nesta quarta-feira (19), segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
O recorde anterior a esse foi registrado no dia 20 de janeiro de 2021, quando o estado passava pela segunda onda da doença e teve o marco de 5.009 novos casos do novo coronavírus.
Ainda de acordo com o boletim, foram confirmados 3 óbitos pela Covid-19, sendo um ocorrido na terça-feira (18), e dois óbitos encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.863 o total de mortes.
Testagens e novos casos
Parte do aumento no número de casos é consequência do aumento da oferta de testes gratuitos pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, que inauguraram o segundo Centro Municipal de Testagem em Manaus, no Centro de Convenções Vasco Vasques e há uma semana, a prefeitura já havia inaugurado o primeiro centro de testagem no Studio 5 Centro de Convenções. Entretanto, com esses dois pontos disponíveis, as pessoas tiveram que esperar em filas longas sem qualquer distanciamento ou organização, para serem atendidas.
Vacinação reduz número de óbitos
Portanto, graças a vacina contra a Covid-19, mesmo com altas no número de casos, é possível perceber uma baixa em óbitos pela doença. Quando o Amazonas bateu o recorde no número de infectados em 20 de janeiro do ano passado, por exemplo, chegou a registrar também 148 óbitos por Covid-19 – período em que o Amazonas começava a campanha de imunização contra a doença, em 18 de janeiro -. Ao trazer esse número para hoje e fazer a comparação com o novo recorde de 7.505 casos, é possível perceber também o registro de apenas 3 óbitos, segundo dados da FVS.
Um ano após o início da campanha de imunização no estado, 55,8% dos Amazonenses estão com o esquema vacinal completo, ou seja, tomaram as 3 doses da vacina contra o vírus, de acordo com a FVS-AM.