A prefeitura de Manaus divulgou um edital referente ao processo de seleção interna para a capacitação dos guardas municipais para o uso de armamento letal, atendendo a uma das promessas de campanha de David Almeida (Avante), que trata a pauta como prioridade, prometendo agora, que a guarda municipal armada estará presente 24 horas em terminais, feiras e mercados.
O processo conta com seis fases eliminatórias, com exames de aptidão física e psicológica, que irão classificar os agentes à fase de capacitação para utilizar os armamentos letais.
Os interessados não podem já ter sido condenados por qualquer tipo de crime e tampouco terem penalidades administrativas de suspensão nos últimos dois anos. Os guardas também vão precisar apresentar o famoso “nada consta” para antecedentes criminais nas Justiças Federal e Estadual, além dos documentos solicitados pelo edital.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os candidatos também vão precisar realizar um exame de aptidão psicológica. Aqueles que, porventura, possuírem traços patológicos de personalidade, como descontrole emociona, agressividade e impulsividade, por exemplo, não serão considerados aptos a usar o armamento, porém, candidatos reprovados poderão refazer o teste.
Os guardas municipais podem acessar o edital pelo site da Casa Militar e conferir os requisitos e etapas do processo seletivo, bem como a inscrição.
Compra de armas
No dia 16 de setembro, a Prefeitura já havia divulgado que, sem licitação, encaminhou a compra de pistolas semiautomáticas calibre 9mm, no valor de R$ 895.712,50. A dispensa de processo licitatório aconteceu porque a empresa Taurus Armas S.A é a única fabricante desse tipo de armamento no país. No total, serão 250 pistolas.