O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), garantiu ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União), que as obras de recuperação da BR-174 iniciam em 30 dias a partir da última quarta-feira (17), no mês de junho. O chefe do executivo estadual procurou o ministro de Lula (PT) para tratar da urgência da reconstrução da rodovia, bem como sobre o avanço das obras na BR-319 – incluindo as pontes que caíram no fim de 2022.
“Essas obras são importantes e decisivas para o estado do Amazonas: a BR-319, com a ligação do estado do Amazonas com o restante do Brasil, e a BR-174 que faz a ligação entre o estado do Amazonas e o estado de Roraima”, destacou Wilson.
O Ministério dos Transportes informou que já contratou, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os serviços de recuperação de toda a BR-174.
“Foram divididos alguns lotes (a obra) e um desses lotes contempla aquele trecho ali da reserva, que é um trecho mais complicado da parte do estado do Amazonas e que a recuperação vai começar agora também no período do verão. Então, o Dnit já começou, de acordo com o ministro, a mobilização de máquinas e também a montagem de usina asfáltica para que essa recuperação comece daqui a 30 dias”, detalhou o governador.
Sobre a BR-319, o ministério afirmou que aguarda a chegada do verão amazônico para retomar os trabalhos, concentrando esforços no Lote C – que contempla 52 km da rodovia.
Wilson Lima destacou ainda que o Governo Federal firmou compromisso para iniciar em julho as obras de recuperação da ponte sobre o paraná do Curuçá e, em agosto, a ponte sobre o paraná do Autaz Mirim. Ambas são vitais para a interligação da BR-319 e desabaram entre setembro e outubro do ano passado.