Deputadas e deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se reuniram, nesta quarta-feira (14), após a sessão ordinária, para discutir a proposta de reajuste salarial de 8% para os trabalhadores da rede estadual de educação, apresentada na última semana pelo governo do Amazonas.
Segundo o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), a ideia é chegar a um consenso para que o projeto entre na pauta de votações da Casa Legislativa na próxima semana.
“Teve deputados que participaram da reunião junto ao Executivo, outros não participaram. Teve deputados que já receberam a classe dos professores em seus gabinetes, principalmente o deputado da oposição Wilker Barreto [Cidadania], que pode nos esclarecer sobre como estão os ânimos da educação, para tentar chegar a um consenso”, disse Cidade.
Entre outros pontos, o impasse está no percentual de reajuste proposto, que é inferior aos 15,19% oferecidos pelo governo na última reunião da mesa de negociações entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam) e o secretário de Governo, Sérgio Littaiff, com a presença de deputados estaduais.
De início, a expectativa dos trabalhadores da educação era de que o projeto fosse votado ainda esta semana, mas, segundo Cidade, a proposta ainda não estava pronta, precisando passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) antes de retornar ao plenário.