O secretário de articulação política da prefeitura de Manaus, Walfran Torres, passou a manhã da quarta-feira (25) em reunião com vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O movimento ensaia uma reaproximação entre a prefeitura e a base dividida na casa legislativa.
Walfran foi à Câmara a convite do vereador Lissandro Breval (Avante), antigo líder da bancada do partido na CMM. Em 2022, Breval fez denúncias contra a prefeitura por beneficiamento de empresas privadas. Apesar disso, o vereador dizia que não houve rompimento com David Almeida (Avante).
Ao lado de Breval, o secretário também esteve com o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC), que foi eleito sem o apoio do prefeito e com um discurso de independência da casa legislativa.
Segundo Breval, a pauta das conversas foi uma cooperação por parte da prefeitura com a nova gestão da Câmara. O secretário também se colocou à disposição para ajudar nas demandas dos vereadores junto ao Executivo municipal.
Mudanças na Câmara
As conversas ocorrem mesmo em meio ao recesso legislativo. Nos bastidores, a prefeitura trabalha para reunificar os aliados ainda no início das atividades. As sessões ordinárias da Câmara de Manaus retornam a partir do dia 1° de fevereiro, na próxima quarta-feira.
Além da nova mesa diretora, a CMM contará com dois novos vereadores a partir de 2023. Assumem o então diretor-presidente da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira (Avante), e o ex-vereador Roberto Sabino (Cidadania). Amom Mandel (Cidadania) foi eleito deputado federal e Wanderley Monteiro (Avante) vai para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).