O caso em que o prefeito de Borba, cidade a cerca de 150 quilômetros de Manaus, subiu em um octógono para resolver suas diferenças com um ex-vereador numa luta de MMA ganhou proporção mundial. Veículos de várias partes do mundo repercutiram a luta.
O jornal britânico The Guardian, um dos mais tradicionais do mundo, destacou a história com a manchete “Políticos brasileiros brigam em três rounds após rixa por parque aquático”, lembrando que a desavença descambou para uma luta num ringue após críticas do ex-vereador Mirico ao prefeito Simão Peixoto por conta do suposto abandono de um dos balneários mais famosos da cidade.
Saiba Mais
> Prefeito de Borba luta MMA com desafeto político
> Ministério Público abre inquérito para investigar combate
> Presidente da Assembléia Legislativa do AM já chamou prefeito de Borba de ‘meliante’ em sessão
O também britânico Daily Mail fez uma brincadeira, lembrando da histórica superluta entre George Foreman e Muhamad Ali, no Zaire – atualmente República Democrática do Congo – em 1974, apelidada de “Rumble in the Jungle”. O tablóide, no entanto, parece não ter entendido direito o real motivo da luta, pois manchetou “Rumble in the Jungle: Políticos brasileiros lutam MMA em disputa por conservação na Amazônia”.
Já a editoria de esportes do site americano TMZ, um dos maiores do entretenimento no mundo, foi menos polido. Destacou a história com o título “Políticos brasileiros saem na porrada… em luta de MMA”, citando que o prefeito foi declarado vencedor do combate “apesar de ter sofrido com uma sequência de chutes no primeiro round”.
A revista estadunidense-canadense Vice também jogou luz sobre a luta, com a manchete “Políticos brasileiros agora resolvem diferenças com luta de MMA”, destacando também o quão fora de forma os “lutadores” estavam. “O fato de que ambos os políticos não são lutadores profissionais ficou óbvio, pois os dois pareciam esgotados rapidamente”, diz um trecho da reportagem.
Entenda
O prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP), subiu num ringue, no último sábado (11), para enfrentar o ex-vereador Erineu Alves da Silva, o popular Mirico, um dos desafetos políticos que ele tem na cidade. A luta aconteceu na maior escola do município e foi bastante promovida ao longo da última semana.
Nas redes sociais, Simão Peixoto, que gosta de ostentar uma imagem de lutador, mas não é atleta profissional, chegou a declarar que foi desafiado por Mirico, e que o evento teria um escopo social, com doação de alimentos por parte do público que quisesse assistir.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um inquérito civil para investigar eventual improbidade administrativa na realização do evento.